No link abaixo pode fazer download do desdobrável com as receitas.
PDF

TODOS - saberes e sabores

Culturais

A gastronomia promove a interculturalidade

Cinco anos de experiência implicaram percorrer novos territórios, culturas, hábitos e conhecimentos, que, inevitavelmente, têm conduzido a novos projectos dentro do Festival Todos. O mais sonante, até pela autonomia que adquiriu nestes dois anos, foi o da Orquestra Todos. Agora chega o Todos – Saberes e Sabores Culturais (TSSC), também ele um projecto de pendor sociocultural, que promove a interculturalidade pela gastronomia.

O Todos – Sabores e Saberes Culturais traduz-se na reunião de um conjunto de produtos de qualidade de várias origens (este ano, ainda e só, da Índia) ao qual é conferido um selo de garantia que assegura a quem os compra duas vantagens ímpares: um preço de mercado competitivo, mas, mais importante ainda, uma aproximação real de sabor à origem do produto.

Numa primeira fase, estarão disponíveis em várias mercearias de bairro mais de uma dezena e meia de produtos indianos, que serão distribuídos por lojas indianas e portuguesas. Os consumidores perceberão que ao comprarem, por exemplo, açafrão, estão a comprar o genuíno açafrão da Índia, e não um produto similar produzido noutra paragem. Além disso, podem ter acesso a um conjunto de outras especiarias e produtos que, por norma, não encontram regularmente nas redes comerciais, como o arroz tufado.

Este projecto do Todos dá agora os primeiros passos e mostra-se na 5ª edição do festival para testar a recepção do público e dos potenciais consumidores deste tipo de produtos. Mas o TSSC não quer ser uma simples plataforma comercial de escoamento de produtos exóticos, pretende cruzar as experiências das comunidades de origem dos produtos com as suas experiências em Lisboa. Por isso, e agindo sozinha como estrutura, vai disponibilizar desde já um folheto com receitas e dicas sobre os produtos que estarão à venda a muito breve prazo, abrindo ainda o acesso à informação no site do festival (www.festivaltodos.com), onde partilhará igualmente a preparação de pratos a partir dos produtos adquiridos, bem como curiosidades que envolvem esses produtos.

Em breve, o Todos – Saberes e Sabores Culturais disponibilizará produtos de outras regiões do mundo fortemente representadas em Lisboa. Esses produtos serão igualmente enquadrados por receitas, curiosidades e dicas. É outra forma de promover a interculturalidade.

© Todos. 2017 Todos os Direitos Reservados