ARTISTAS
Fotografia:
Valentina Vannicola
Direção de produção fotográfica:
Alessandro Toscano
Montagem técnica (exposição):
Carlos Álvares
Participantes fotografados:
Adelaide Santos
Carina Morais Matos
Carla Gouveia
Cláudia Barbosa
Conceição Castro Pereira
Dusher Manjor Mango
Galinha Marcela
Luis Filipe Silva
Mahekpreet Sidhu
Mauro Wha
Osmano Gateira Rodrigues
Rosa dos Reis Morais
Rivaldo Paulo Lopes
Costureiras:
Maria Custódia Carrilho
Ofélia Ramalho Rebelo
Maria de Lurdes Baêta
Martina Borghesi
Nadia Sgriscia
Paola Mignanti
Rosa dos Reis Morais
Agradecimentos:
Associação de Moradores do PER11, Centro de Desenvolvimento Comunitário da Charneca ((Santa Casa da Misericórdia de Lisboa), Escola Básica Maria da Luz de Deus Ramos, Igreja Filadélfia, Marisa Silva, Quinta Alegre | Lugar de Cultura
Apoio:
Istituto Italiano di Cultura de Lisboa
Horário
Local
Morada
Estrada Militar (junto a Largo das Galinheiras)
Partilhar
O TODOS e o Istituto Italiano di Cultura de Lisboa convidaram a fotógrafa Valentina Vannicola para uma residência artística em Santa Clara. Após um longo processo de pesquisa bibliográfica, Vannicola encontrou nas ruas deste território uma paisagem repleta de histórias, uma comunidade diversa e de uma generosidade tocante, e o resultado é uma série de sete “quadros vivos” que contam uma história fantasiada sobre a origem da freguesia: Ulisses – Desembarque em Santa Clara.
Juntando peças e testemunhos, Valentina Vannicola inspirou-se na lenda da fundação de Lisboa por Ulisses, propondo uma abordagem ao território na sua dimensão de “plataforma” de passagens, transições, chegadas e partidas: Santa Clara como pano de fundo para a viagem. Neste conto fotográfico, a viagem é a metáfora transversal, explorada por via de símbolos que aludem ao território como ponto de encontro de incontáveis realidades étnicas, sociais e culturais – mas também a um país, Portugal, porta aberta para o mar.
Nesta exposição, curada pelo TODOS na Escola Maria da Luz de Deus Ramos, convidamos o público a vir à descoberta desta História onde o mito e a tradição se encontram no desembarque de Ulisses numa colina por trás do bairro PER11, e seguem por ruas estreitas, um velho castelo, um nobre palacete ou uma velha quinta. No ano do centenário de Pier Paolo Pasolini, o trabalho desenvolveu-se numa relação possível com sua obra poética – e no modo como encontrou, precisamente, na periferia um núcleo conceptual precioso e inesgotável.
Contactos
SEDE PERMANENTE
Estrada de Benfica, nº 400
1º E. 1500-101 Lisboa, Portugal