VISITAS PROIBIDAS

Horário

dia 17 (qui), 18 (sex), 19 (sáb), 20 (dom)


Local

#TODOSemlinha

Partilhar

A pandemia não nos permite visitar alguns lugares ao vivo, por isso lançamos o desafio de visitar online alguns lugares menos conhecidos, com histórias espantosas, únicas e especialmente ricas em factos sociais – lugares naturais de um território com uma longa história no apoio assistencialista aos mais necessitados. Conhecê-los é não apenas contactar com a memória material e imaterial do passado mas também compreender melhor esse território no presente.


Museu do Lactário / Fundação Aboim Sande Lemos

O Museu do Lactário foi instituído pela Fundação Aboim Sande Lemos (FASL) com a finalidade de difundir a história da instituição pioneira que criou o primeiro lactário em Portugal, a partir do qual se distribuía, gratuita e diariamente, leite de qualidade, prestando ainda assistência pediátrica a todas as crianças assistidas pela FASL. O espólio exposto divulga a História do serviço e apoio alimentar de primeira necessidade à pequena infância, bem como o desenvolvimento da sua atividade no panorama nacional e internacional, através de testemunhos materiais, com destaque para as primeiras incubadoras no País.


Estação de Santa Apolónia

O projeto para a construção de uma estação entre a Praia dos Algarves e a Rua Direita do Cais dos Soldados, aproveitando o antigo Convento de Santa Apolónia, para servir a ligação por caminho de ferro de Lisboa ao Norte do País e a Espanha e França, foi aprovado em 1862. Custou na altura 255.164$000 réis, o equivalente a pouco mais de 255 escudos (1,27 euros)... Conheça toda a história e curiosidades sobre a Estação de Santa Apolónia, nesta visita online especialmente preparada para o TODOS.


Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos

A história do edifício onde hoje se encontra o Centro de Reabilitação Nossa Senhora dos Anjos, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, remonta ao séc.XV quando, em 1490, as Comendadeiras de Santiago – comunidade constituída pelas viúvas e filhas solteiras dos Cavaleiros de Santiago – sob a proteção do Rei D. João II, se transferiram do edifício que ocupavam em Santos-o-Velho. No séc. XVII foi casa provisória dos Barbadinhos Italianos de Nossa Senhora dos Anjos, o que explica a atual designação. Em julho de 1742, Lázaro Leitão Aranha comprou o edifício a D. João V e fundou o recolhimento com o seu nome, dando continuidade à tradição lisboeta de fundações privadas com fins sociais.

Contactos

SEDE PERMANENTE

Estrada de Benfica, nº 400

1º E. 1500-101 Lisboa, Portugal

Redes sociais

Newsletter

Visitas guiadas Visitas guiadas Visitas guiadas Visitas guiadas Visitas guiadas Visitas guiadas
Visitas guiadas Visitas guiadas Visitas guiadas Visitas guiadas Visitas guiadas Visitas guiadas
festivaltodos.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile